domingo, 11 de março de 2012

orientações sobre as próximas duas semanas

Caros alunos de Teoria do Cinema. Entre 14/3 e 18/3 estarei proferindo a palestra "Remarks on Digital Cinema with a focus on Latin American Cinema", na Universidade de Leeds, e apresentando o trabalho "Remote Exploitations: Alex Rivera's Why Cybraceros? and Sleep Dealer, two materialist films", no congresso "Marx at the Movies", na Universidade de Central Lancashire (ambas no Reino Unido). Mas vcs não sairão prejudicados. Em virtude dessa minha ausência, adiantei a exibição de filmes cruciais para o bom andamento da disciplina. Na próxima aula, dia 14/3, o meu monitor Pedro Carcereri e o estagiário docente da disciplina, Prof. Igor Oliveira (Igor é meu orientando de mestrado no PPCOM-UFJF) estarão exibindo uma seleção de filmes curtos associados ao que se convencionou chamar Primeiro Cinema (Early Cinema). Embora a capa do DVD traga o título equivocado de "Cinema Primitivo", trata-se de uma seleção de Early Films, filmes dos Lumière, Edwin Porter, etc. Em seguida, vcs assistirão ao filme "Viagem à Lua", de Georges Méliès (vejam com especial atenção esses filmes, vou comentá-los todos depois). São filmes silenciosos e a trilha dos DVDs em geral não corresponde às partituras originais. Portanto, quem quiser levar iPod e ficar ouvindo mp3 enquanto rolam os filmes, eu não me oponho. Eu mesmo fazia muito isso nas inúmeras sessões de pesquisa de cinema silencioso brasileiro na Cinemateca Brasileira. Mas fiquem atento às imagens, à montagem, ao estilo dos filmes. Quaisquer dúvidas dirijam-se ao Pedro e ao Prof. Igor. Qq problema mais complexo, eles farão a ponte comigo durante minha viagem. Aproveitem a oportunidade e mergulhem no universo do cinema silencioso ou cinema dos primeiros tempos. Dia 28/3 darei aula normal e teremos muito o que conversar - creio que haverá apresentação de texto, inclusive. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário